A vulva é a parte externa dos órgãos genitais femininos. A vulva inclui a abertura da vagina, os lábios maiores, os lábios e o clitóris. Externamente é revestida por pelos pubianos.
A vagina é um canal que se estende do colo do útero à vulva e faz parte do aparelho reprodutor feminino.
A origem da palavra "vagina" vem do latim e significa "bainha" - literalmente, onde você pode colocar uma espada (ou seja, um pênis).
Mas nossas vaginas são muito mais que isso. É de onde todos nós viemos. O túnel do útero para o mundo exterior. Um lugar de poder, maternidade, prazer e identidade.
O clitóris é como nosso pequeno iceberg de prazer. Situada no topo da vulva, ela parece pequena, mas está enraizada sob a superfície ao redor do túnel da vagina e sua única função é o prazer. Na verdade, é um pênis feminino. Só ninguém nos diz isso - pois é um grande tabu.
Fato:O clitóris é a única parte do corpo que nunca envelhece. E cresce até 2,5 vezes o seu tamanho ao longo da vida.
Também conhecidos como "pequenos lábios“- mas, na verdade, eles costumam ser muito maiores e mais carnudos que os lábios grandes, eles são os que estão dentro dos lábios externos.
Fato interessante: Na verdade, nossos lábios internos crescem durante a adolescência e estão cheios de nervos, para nos preparar para a sexualidade.
Os lábios externos são os que estão do lado de fora, também conhecido como “grandes lábios” às vezes eles podem ser menos carnudos que os "pequenos lábios", e tudo bem, não há nada para se envergonhar.
Os pelos pubianos são os cabelos que crescem ao redor da vulva e no osso púbico denominado de monte de Vênus, monte por ser mais elevado. Os pelos pubianos vêm em muitos tons, espessura e densidade diferentes. Alguns odeiam, alguns adoram, alguns gostam de depilar, outros gostam de remover.
A uretra fica entre o clitóris e a vagina e está conectada à bexiga. Ao contrário dos homens que têm uma uretra multifuncional (urina e sêmen), a uretra feminina tem um único objetivo: fazer xixi.
Algo para lembrar: Incontinência urinária não é um problema feminino.
Os homens também têm incontinência urinária. Mas gravidez, parto ou menopausa podem aumentar a probabilidade de incontinência urinária entre as mulheres.
Embora não faça parte do nosso departamento, vale a pena notar que o ânus e a vulva vivem num local muito estreito.
Curiosidade:Ao contrário dos órgãos genitais dos homens, onde a uretra masculina está muito distante do ânus, a uretra das mulheres fica próxima ao ânus e significa que meninas e mulheres estão mais sujeitas às infecções do trato urinário. Então, ao limpar, as damas vêm primeiro - e o ânus por último? ;)
Quer saber mais sobre sua Zona V? Veja os Mitos e Fatos e saiba mais sobre o ciclo menstrual.