O cuidado completo
com o seu ciclo menstrual

Como o estresse pode alterar minha menstruação?

O estresse é algo que todos nós infelizmente experimentamos, e muitas vezes pode ter um impacto negativo em nós, tanto física quanto mentalmente.

Seja com mudanças frequentes de humor, um aumento na pressão arterial ou uma mudança no apetite, geralmente também existem outros aspectos em nossas vidas que pioram quando nos sentimos sob pressão ou estressados.



Portanto, não é surpreendente saber que o estresse também pode afetar o ciclo menstrual de várias maneiras. Dito isto, esses problemas geralmente são menores, então tente relaxar e confiar em seu corpo para fazer o que deve fazer.

Estresse atrasa a menstruação?

Sabe-se que o estresse causa irregularidade, portanto, não tire conclusões precipitadas se estiver atrasada, adiantada ou até perder sua menstruação por um mês durante um período particularmente intenso.


O hipotálamo é uma parte do cérebro que adormece em momentos de estresse. No entanto, o hipotálamo também é responsável por controlar os níveis hormonais, fazendo com que os ovários produzam estrogênio e progesterona.


O estrogênio e a progesterona são os hormônios responsáveis pela menstruação, portanto, quando o hipotálamo adormece em momentos de estresse, pode interromper completamente o ciclo e atrasar a menstruação.


Embora a menstruação atrasada ou irregular possa parecer assustadora ou incomum, não é nada para se preocupar, pois não significa que sua menstruação se foi para sempre, mas ela voltará.


A melhor coisa que você pode fazer é relaxar e dar ao seu corpo o tempo necessário para se ajustar e se adaptar a momentos especialmente estressantes.


Você conhece a novidade Gummies Fluxy? É um suplemento alimentar em forma de gummies de morango que auxilia na redução dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

O estresse pode piorar minha TPM?

O estresse pode intensificar os sintomas da TPM. De acordo com um estudo, as mulheres que relataram sentir-se estressadas no início do ciclo eram até quatro vezes mais propensas a experimentar sintomas graves de TPM do que aquelas que não se sentiam estressadas.


Não é o ideal, pois sabemos como os sintomas da TPM podem ser severos às vezes, mas tente não se preocupar muito e priorize maneiras de se manter calma e relaxada.

Como controlar o estresse durante a menstruação

Mesmo que seja a última coisa que esteja em seus pensamentos e vontades (é normal estarmos mais cansadas em tempos estressantes), exercitar-se regularmente é sempre benéfico.


O exercício demonstrou ser um importante apaziguador do estresse, além de ajudar a melhorar o humor e aliviar a dor menstrual. E não se preocupe, este exercício não precisa ser exagerado e super intenso: pode ser uma caminhada com amigos, um alongamento leve ao acordar pela manhã ou até um banho.


Também é importante que você acompanhe seu ciclo para que, nos dias anteriores ao seu período, você se lembre de passar algum tempo extra relaxando e descontraindo. Por exemplo, meditar antes de dormir, ouvir música, desligar o telefone, tomar banho ou simplesmente tirar um tempo extra para relaxar.


Embora o estresse que afeta a menstruação seja geralmente menor e muitas vezes nada para se alarmar, não tenha medo de falar com seu médico (a) se houver algo que esteja particularmente incomodando você. Afinal, quem conhece seu corpo melhor do que você?

Quer saber mais sobre sua Zona V? Acesse nosso Blog para ficar sabendo de tudo sobre a menstruação!

Os queridinhos que todo mundo adooora!