O cuidado completo
com o seu ciclo menstrual

O que é endometriose ?

Você provavelmente já ouviu falar, mas o que exatamente é a endometriose?

O endométrio é outra palavra para um distúrbio relacionado ao revestimento do útero que é derramado todos os meses como parte do fluxo menstrual.

A endometriose é uma condição na qual o tecido semelhante ao que cresce dentro do útero começa a crescer em outras partes do corpo. O corpo tentará se livrar do tecido, mas como não tem para onde ir, pode causar muita dor.



As mulheres chegam a descrever como "um demônio saindo da minha pélvis" e "um elefante de salto alto, pisando no meu útero".


O tecido pode estar presente e ser encontrado crescendo nos ovários, nas trompas de Falópio, no revestimento do abdômen e até mesmo no intestino ou na bexiga.


No entanto, os efeitos que pode ter não são apenas físicos. “Para mim, a endometriose afeta tanto mentalmente quanto emocionalmente”, relato de uma mulher. Isso é especialmente difícil devido à atual situação global, que tornou o acesso aos tratamentos mais difícil do que o habitual.

O que causa a endometriose?

A genética e certas toxinas no ambiente são possíveis causas da endometriose. Há também problemas que colocam você em maior risco, como histórico de infecção pélvica ou algo conhecido como menstruação retrógrada.


Esta é uma condição na qual o sangue do seu período menstrual começa a "voltar", em vez de sair da vagina, ele flui de volta pelas trompas de falópio para a cavidade pélvica. Esse sangue contém células endometriais, que aderem às paredes pélvicas e a outros órgãos, onde continuam a engrossar e sangrar durante cada ciclo menstrual.

Sinais e sintomas da endometriose

Os sinais e sintomas da endometriose são variados: algumas mulheres podem ser severamente afetadas, enquanto outras podem ter poucos sintomas perceptíveis, ou nenhum! Os sintomas variam de cansaço extremo e infecções fúngicas frequentes à infertilidade.

Seu período e endometriose

Quando você está menstruada, o corpo sinaliza todo o tecido endometrial para começar a se desprender. Se você tem endometriose, o tecido fora do útero não tem para onde ir (ao contrário do tecido menstrual, que sai pela vagina com sua secreção).


Isso leva a períodos irregulares e muito intensos, além de inflamação e dor extrema na barriga e na pelvis. Em alguns casos, dá origem a cicatrizes ou cistos.

A dor da endometriose

Outro sintoma da endometriose é a dor. Pode ser uma dor na barriga ou nas costas que piora durante o período menstrual, durante ou após o sexo; Dor menstrual intensa que impede você de fazer suas atividades diárias normais, urinar ou evacuar durante o período menstrual.


Você pode até se sentir doente ou ter constipação, diarréia ou sangue na urina durante o período menstrual. Todas essas coisas podem ser assustadoras de se notar, mas é apenas o seu corpo que permite que você saiba que algo está acontecendo que precisa de sua atenção.

Como é tratada a endometriose?

Embora a endometriose seja uma condição crônica (o que significa que dura muito tempo), existem maneiras de gerenciá-la. Anti-inflamatórios sem prescrição na farmácia, como o ibuprofeno, são frequentemente usados para controlar a dor.
A pílula anticoncepcional combinada também pode ajudar, pois evita a liberação de óvulos, tornando os períodos mais leves e menos dolorosos.
Em termos de tratamentos cirúrgicos, a cirurgia pode melhorar os sintomas e a fertilidade, enquanto algumas mulheres podem eventualmente decidir fazer uma histerectomia, o que significa remover o útero.

Diagnóstico de endometriose

A endometriose pode apresentar muitos sintomas diferentes e levar anos para ser diagnosticada; a média é de 7 a 8 anos. Algumas mulheres com endometriose sofrem de uma variedade de sintomas que podem ser difíceis de controlar e atrapalhar a vida ao máximo. Então, para alguns, um diagnóstico pode ser uma fonte de alívio.

Os queridinhos que todo mundo adooora!